terça-feira, 24 de maio de 2011

LIXO - Um Problema Mundial - Um dever de todos nós...

A POLUIÇÃO DOS LIXÕES - O ambiente e as pessoas

Para se ter uma idéia do problema, cada pessoa gra durante sua vida uma média de 25 toneladas de lixo. Todos nós, achamos que: basta colocar as sacolinhas de lixo na frente de casa e/ou na lixeira e o problema está resolvido... mas aí é que todos se enganam, o problema está é começando, pois todo o lixo gerado na cidade necessita de uma destinação final adequada.


Dados do IBGE de 2000 mostram que cerca de 59% dos quase 150.000 toneladas de lixo coletado no Brasil todos os dias são depositados em lixões a céu aberto, gerando em decorrência da decomposição um líquido chamado de "chorume", que este ao penetrar no solo, contamina as águas subterrâneas e os rios; fora os gases produzidos com o tempo que provocam explosões com fogo e fazem vítimas e em muitos casos fatais.


Outro fator, é o mau cheiro que é sentido de longe e os restos de alimentos no lixo também atraem ratos, moscas, baratas, urubus ( que são vetores de zoonoses), gente... gente pobre, que encontraram ali a única maneira de sobreviver e criar seus filhos.


O LIXO E O DESPERDÍCIO

Somos, invadidos a todo momento pelo desejo de consumir mais e mais... os supérfluos foram transformados em necessidades pela mídia e que, rapidamente viram lixo. As embalagens, inicialmente destinadas a proteção dos produtos, adquiriram um novo papel ao estimularem o consumo (a embalagem," valoriza" o produto), e os descartáveis ocupam o lugar dos bens duráveis e retornáveis. O resultado desta equação, é um mundo com menos recursos naturais e com mais lixo, que, além da quantidade, aumenta em variedade, contendo materiais cada vez mais estranhos ao ambiente natural.


O conceito de pessoa, confunde-se com o de consumidor que, a cada momento, se vê diante de novas necessidades de consumo, num movimento crescente de desperdício de matéria-prima e de energia, além do aumento da geração e descarte de resíduos.
Assim, é de suma importância os programas de redução de lixo, devendo ter uma caráter cultural, investindo nas mudanças de hábitos e de consumo da população. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário