quarta-feira, 8 de junho de 2011

Eu e a Educação Ambiental


Minha história com a educação ambiental se iniciou na época da faculdade de Biologia feita na Ulbra em 1999, quando ingressei na universidade. Logo após no meu primeiro ano de faculdade, fui convidada a fazer parte de um Núcleo de Educação Ambiental da Escola João Neves, na qual fiz o meu ensino médio e tinha bastante conhecimento do estabelecimento e dos professores envolvidos neste processo. Ali, obtive minha primeira experiência de educação ambiental, claro que meio acanhada, mas valeu para me encorajar até aqui. Depois de um tempo, a partir de 2006, iniciei uma nova caminhada junto com um grupo de canoístas que percorriam o rio Jacuí em busca de aventuras e lazer.


Foi através deste grupo de canoístas que criamos a Associação Cachoeira de Canoagem e Ecologia onde tive a oportunidade de trabalhar com o Projeto Trilhas Ecológicas que se inicia em baixo da ponte do Fandango e se estende até a Praia Nova (Prainha). Este projeto é realizado com crianças do ensino fundamental e médio de escolas municipais, estaduais e particulares é realizado na margem esquerda do rio Jacuí onde víamos muita degradação da mata ciliar, desmatamento e erosão. Escolhemos este lugar por ser um ponto turístico da nossa cidade e por muitas destas crianças não conhecerem estes dois pontos. Este projeto traz hoje mais de duas mil árvores nativas plantadas.


No ano de 2009, tivemos uma enchente que abalou toda a região ribeirinha do rio Jacuí, onde, a Associação foi chamada para ajudar à Defesa Civil, fazendo a remoção das famílias. Neste momento, pude ver e sentir a força devastadora das águas, pois ao mesmo tempo, que a imagem era desoladora, sentia a necessidade de fazer algo. Hoje,  sou uma multiplicadora de idéias, de objetivos, de ideais... sou uma educadora ambiental. Estou, além deste curso de aperfeiçoamento pela UFPEL, fazendo uma especialização também em Educação Ambiental pela UFSM-EAD- Pólo de Agudo e sou Presidente do COMDEMA- Conselho Municipal do Meio Ambiente aqui de Cachoeira do Sul. Posso perceber que a educação ambiental está sendo inserida desde cedo na escola, já nas séries iniciais, o que me deixa muito satisfeita, pois, é desde pequeno que a personalidade está sendo lapidada. O mundo vive hoje uma crise ambiental, mais no seu âmbito jurídico do que o social, pois é graças as ONGs, Associações, etc, que esta idéia esta sendo multiplicada e a intenção de sermos sustentáveis e capazes de mudar, está fazendo parte do nosso dia-a-dia.

“ Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não haveria pobreza no mundo e ninguém morreria de fome”.
(Mahatma Gandhi)







quinta-feira, 2 de junho de 2011

Preservar... uma tarefa que começa em nós mesmos...

Preservar o meio ambiente não se limita somente em: não cortar árvores, em não jogar o papel de bala no chão, em não jogar o toco de cigarro pela janela do carro, em levar para o mercado a sua ecobag (sacola ecológica), em tomar o cafezinho na xícara ao invés de tomar o café no copo plástico (que aproveito o gancho pra dizer, que é mais econômico tomar o cafezinho no copo plástico, pois a xícara temos que lavar... e aí precisamos de água, sabão...). É necessário nos auto-questionar, o que estamos fazendo é suficiente para salvarmos o planeta, esta "casa linda" que dividimos com tantos? As vezes me pego pensando, será que faço o suficiente? será que não tenho que gritar mais: PAREM DE POLUIR, PLANTEM ÁRVORES!!!... devo sim! e seguirei gritando aos 4 cantos do mundo, porque hoje sei a minha verdadeira missão... sou uma multiplicadora de idéias, de objetivos e, com certeza o cara lá em cima está do meu lado e, tenho muita gente boa, com o mesmo ideal do meu lado!
Por isso eu digo, PRESERVAR se inicia dentro de nós, e se temos que começar, que seja agora!!

( Jasmim)

(Junior, Eu e minha amada Duda)